O que sustentabilidade e inovação tem em comum

De um lado ouvimos todos os dias, ecoando de todos os cantos falar em inovação. É fato comprovado que de tempos em tempos, não adianta continuar fazendo as mesmas coisas pois elas deixam de ser suficientes para manter e atrair novos clientes e mercados. O mundo se transforma a cada momento, as relações interpessoais ou os próprios agentes da ação se transformam. E, quando o entorno muda, a forma de pensar e fazer também precisa evoluir. Inovar.

Do outro lado quem olha para o presente e o futuro do planeta enxerga recortes de qualidade de vida, sustentabilidade e impacto ambiental – preocupações que em geral são aumentadas nas pessoas que estudam e trabalham na área. Ao juntar as peças do quebra-cabeça, elas tentam entender o cenário e encontrar formas técnicas, físicas e comportamentais de evitar e combater poluição, escassez de recursos e propor soluções tecnológicas e programas de preservação que respeitem populações, culturas tradicionais, fauna, flora, água, ar.

Em tese, os dois lados desejam o desenvolvimento sustentável, seja ele humano, comercial, industrial ou de infraestrutura e ecológico. Sempre relacionado com satisfazer a necessidade dos clientes, resolver seus problemas e lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Então se juntarmos os dois lados, poderíamos concluir que os caminhos que conduzem à sustentabilidade são os caminhos para o futuro.

De fato, se observarmos, algumas empresas já se conscientizaram que a matéria-prima não é infinita, não somos autossuficientes em energia e para estar de acordo com normas regulatórias e auditorias é importante envolver cada vez mais cedo nos negócios áreas relacionadas ao meio ambiente.

A gestão ambiental ou gerência das relações ecológicas nas empresas é capaz de estabelecer uma ligação entre as partes, promover a comunicação entre os criadores dos produtos, os compradores, gestores, funcionários, pessoas da sociedade a fim de obter resultados inovadores e índices corretos.

Para os profissionais envolvidos e algumas empresas o sucesso desta união vai além da busca por remuneração, status e segurança. Existe uma preocupação com o sucesso subjetivo, pela busca por um significado, o orgulho do trabalho alinhado aos valores do indivíduo, pela resolução real dos problemas, pela incansável satisfação de servir. Nesse sentido, a área socioambiental tem ganhado algum espaço entre empresas inovadoras reunindo características bastante contemporâneas e se abrindo para novas modalidades de atuação.

A comercialização de seus produtos tem utilizado da educação ambiental, da conscientização e/ou da orientação ao consumidor como oportunidade de mostrar as vantagens de seus produtos sobre seus concorrentes que não incorporam os padrões ecológicos tanto nos processos de fabricação como o no descarte final de suas embalagens.

Ao mapear tendências de desenvolvimento de novos produtos até 2020, uma pesquisa mostrou que a sustentabilidade é uma das mais promissoras. Inovação e Sustentabilidade, compartilham o desafio de combinar desenvolvimento econômico e preservação ambiental e de coexistirem em diversos cenários, atuando de forma complementar e não em lados opostos.

Artigo por: Renata Pifer

Fonte: Portal Administradores

 

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