Dia Mundial dos Oceanos: Comemore, participe, divulgue esta data!

Os oceanos são essenciais para o Planeta Terra, e não à toa são reconhecidamente o “pulmão do mundo”. Sua importância é tão grande que, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que aconteceu no Rio de Janeiro, estipulou-se no calendário anual um dia específico para falar sobre eles. O Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, visa, principalmente, conscientizar sobre a importância deles para todo mundo. E o impacto que eles exercem sobre o Planeta Terra vai muito longe.

Oceano é vida!

Os números que compõe o peso dos oceanos para a vida são gigantescos: eles compõem 71% da superfície terrestre, e respondem por 97% de toda água do mundo.

Boa parte do oxigênio vem deles, por meio da produção realizada pelas algas marinhas. A fotossíntese dos plânctons é responsável pela absorção de grande quantidade de gás carbônico da atmosfera.

Nos oceano existe uma biodiversidade rica e fundamental para toda a humanidade. Eles são grandes reguladores climáticos também: são os oceanos que mais absorvem energia solar, que se transforma em vapor de água e vira umidade. Suas correntes marinhas e circulação atmosférica ajudam na distribuição do calor. A variação de temperatura das águas do oceano provoca diversos fenômenos climáticos, como o El Niño e La Niña.

São muitos os países que utilizam os oceanos em suas economias, por meio da extração de seus recursos e nutrientes, bem como fator relevante para o turismo local e, muitas vezes, fornecedor de enérgia elétrica. Os oceanos movimentam a economia global, por meio do comércio internacional que circula em suas águas.

Impactos negativos

No entanto, tanta importância não é suficiente para barrar a marcha da destruição que os seres humanos estão provocando, seja por meio da contaminação das águas oceânicas, exploração ilegal dos recursos naturais, bem como da pesca sem limites, destruição e modificação do habitat, entre outras ações destrutivas.

No Brasil, por exemplo, dados do Greenpeace estimam que apenas 1% das águas marinhas estejam sob proteção. O governo federal aponta que 80% das espécies marinhas exploradas em atividades pesqueiras encontram-se em situação de risco.

Por tudo isso é essencial que a data seja mote para uma discussão mais ampla sobre a forma como a ação humana está modificando, para pior, a vida oceânica.

Comemore, participe, divulgue esta data:

Por que devemos celebrar o Dia Mundial dos Oceanos? Como sugere a ONU, a lista abaixo contém algumas sugestões para que esta data seja informada, lembrada e celebrada pelo maior número de pessoas possível:

  • Lembre-se do papel importante que os oceanos têm nas nossas vidas sendo os pulmões do nosso planeta, proporcionando a maior parte do oxigênio que respiramos.
  • Lembre-se sempre do impacto que as ações humanas têm sobre os oceanos e minimize-os em seu máximo possível.
  • Em sua comunidade, tente desenvolver um movimento de respeito e preservação dos oceanos.

Celebremos sua riqueza, sua beleza e sua promessa de vida para esta e para as gerações vindouras: “nossos oceanos, nosso futuro”!

Saiba mais: http://www.worldoceansday.org/

Via: greenMe

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.