9 práticas de sustentabilidade empresarial mais valorizadas

Pesquisa realizada pelo Instituto Akatu aponta quais são as práticas de Responsabilidade Social Empresarial que os consumidores brasileiros mais valorizam nas companhias e alerta: apenas 8% da população diz acreditar nas informações de RSE que as empresas divulgam atualmente.

Não ao trabalho infantil e escravo
Não utilizar o trabalho infantil e forçado e exigir, em contrato, que toda a cadeia de valor assuma o mesmo compromisso foi a prática de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) mais valorizada pelos 800 brasileiros entrevistados para a Pesquisa Akatu 2012. NOTA MÉDIA: 2,74 ESSENCIALIDADE: 44%.

Igualdade de Oportunidade
Ter programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, negros e pessoas portadoras de deficiência, visando promover a igualdade de oportunidades, é a segunda prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias. NOTA MÉDIA: 2,71 ESSENCIALIDADE: 37%.

Remuneração Justa
Assegurar aos trabalhadores uma remuneração que garanta um nível de vida adequado a eles e a suas famílias é a terceira prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas companhias. NOTA MÉDIA: 2,69 ESSENCIALIDADE: 34%.

Cuidados com o bem-estar
Adotar medidas em relação a seus produtos ou serviços que visem minimizar os riscos à saúde e segurança do consumidor ou cliente é a quarta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas empresas. NOTA MÉDIA: 2,55 ESSENCIALIDADE: 23%.

Respeito ao trabalho terceirizado
Garantir ao trabalhador terceirizado as mesmas condições de saúde e segurança no trabalho de que gozam os empregados regulares, além de oferecer benefícios básicos, é a quinta prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas empresas. NOTA MÉDIA: 2,54 ESSENCIALIDADE: 23%.

Economia de água
Manter programas para racionalização e otimização do uso da água é a sexta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias. NOTA MÉDIA: 2,45 ESSENCIALIDADE: 19%.

Preocupação com reciclagem
Manter programas para racionalização e otimização do uso da água é a sexta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias. NOTA MÉDIA: 2,45 ESSENCIALIDADE: 19%.

Formar consumidores conscientes
Promover programas que informem e eduquem a população a respeito dos impactos sociais e ambientais de seus hábitos de consumo é a nona prática de RSE mais valorizada. NOTA MÉDIA: 2,41 ESSENCIALIDADE: 19%.

Orientar sobre uso e descarte
Informar o consumidor a respeito dos cuidados que devem ser observados durante o uso e descarte do produto é a décima prática de RSE mais priorizada pela população. NOTA MÉDIA: 2,35 ESSENCIALIDADE: 13%.

 

Via: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.