O que aprendemos com as 10 cidades mais sustentáveis do mundo?

Cada cidade no mundo tem suas peculiaridades, suas dinâmicas, culturas, riquezas naturais e comportamentos de quem mora por lá. Mas uma coisa é comum a todas: a pressão em torno da sustentabilidade. Questão que vai além do meio ambiente e envolve uma série de fatores que nada mais são do que manejar adequadamente recursos disponíveis, levando em consideração a demanda atual e das gerações futuras.

A Arcadis, uma empresa global que presta consultoria em design, engenharia e gestão, publica anualmente o Índice de Cidades Sustentáveis da Arcadis, que classifica 100 cidades globais sob o que eles consideram como os três pilares da sustentabilidade: pessoas, planeta e lucro.

Mas o que podemos aprender com cada uma das 10 cidades mais sustentáveis do mundo?

cidades-sustentaveis-1

#1 Zurique

A cidade é uma referência em reciclagem e aproveitamento do lixo. Até o saco de lixo é cobrado por lá, então as pessoas tendem a produzir menos para também gastar menos. Obviamente, esses recursos arrecadados são manejados corretamente e revertidos para a população. Tudo por lá passa pela conscientização das pessoas, mas também pela infraestrutura que Zurique possui, incluindo zonas de reciclagem espalhadas por toda a cidade. A coleta nas residências é toda organizada e se o morador não descartar o lixo corretamente ele nem é retirado. Aqui é uma união de infraestrutura com cultura da população.

O que podemos aprender?

Se os nossos sacos de lixo fossem cobrados, será que não usaríamos menos? Vale a pena pensar o quanto a sua família gera de resíduos e ver se não é possível reduzi-los.

#2 Singapura

Um dos grandes destaques de Singapura é o gerenciamento da água, incluindo o seu reuso, captação e dessalinização. Depois de sofrer muito com a seca, a cidade-Estado desenvolveu um sistema próprio de gerenciamento da água, algo como uma marca de água de alta qualidade recuperada e produzida pelos órgãos públicos da cidade, projeto que já levou até prêmios internacionais. Todo o ciclo da água é processado: desde a coleta de água da chuva para a purificação e abastecimento até o tratamento da água utilizada.

O que podemos aprender?

Que o reuso da água pode começar dentro das nossas casas, utilizando por exemplo a água do banho no vaso ou a água que sai da máquina para limpar o pátio.

cidades-sustentaveis-2

#3 Estocolmo

O sistema de transporte público e integrado é uma das coisas que mais chama a atenção em Estocolmo. Com transporte público de qualidade, menos pessoas usam carros e menos poluição é emitida. Lá também há um incentivo muito forte para uso de bicicletas, com ruas totalmente adaptadas. O transporte inclui metrô, ônibus, trem e até barcos.

O que podemos aprender?

É certo que transporte público não é uma responsabilidade de nós cidadãos, mas dar uma carona para um amigo é sim. Quem sabe uma carona solidária todos os dias para o trabalho não diminua alguns carros na rua?

cidades-sustentaveis-3

#4 Viena

Um exemplo de cidade que pensa no futuro. Viena tem uso de tecnologia com destaque para o transporte público. A cidade criou uma linha de ônibus elétrico, que não utiliza nenhum combustível derivado do petróleo e também incentiva muito o uso de bicicletas, com investimento alto em ciclovias.

O que podemos aprender?

Hoje, 90% da população de Viena utiliza transporte público. Por aqui nós ainda temos muito a melhorar nesse quesito, mas com um pouco de planejamento dá para optar pelo ônibus ao invés de usar sempre o carro.

cidades-sustentaveis-4

#5 Londres

A cidade tem um dos metrôs mais movimentados do mundo, que hoje já produz parte da energia que consome a partir de seus freios. A energia produzida pelos freios dos trens é recolhida, reciclada e devolvida para a rede de alimentação de eletricidade das estações de metrô. Algumas delas já consomem a energia limpa pelo menos 2 vezes por semana.

O que podemos aprender?

Mais uma vez, o transporte público é destaque de uma cidade que se preocupa com sustentabilidade. Mas muito mais do que repensar o nosso dia a dia para usarmos ônibus e metrô, aqui também entra a importância da geração e consumo de energia no transporte público. Incentivar o governo a adotar práticas de uso renovável de energia nas nossas cidades é uma atitude que deve também partir de todos nós, para que assim possamos avançar na questão do consumo sustentável.

#6 Frankfurt

A cidade alemã é considerada uma das mais verdes do mundo por diversos motivos, mas um deles é o investimento em produção de energia renovável local. A cidade tem a meta de reduzir 10% das emissões de CO2 a cada 5 anos. Pensando nisso, o governo investe em várias questões: aumento da eficiência energética e conscientização da população para redução do consumo comercial e residencial.

O que podemos aprender?

Desligar as luzes é um hábito, portanto podemos desenvolver na nossa mente a atitude de desligar tudo toda vez que não estamos utilizando. Se cultivarmos essa atitude e ainda levarmos para outros ambientes, como o trabalho ou casa de amigos, a conscientização vai se proliferando.

#7 Seul

A cidade levou cinco anos, mas conseguiu dar vida a um rio que estava morto embaixo de ruas e viadutos. Foram removidas toneladas de concreto e ferro, que foram totalmente reciclados. O rio renovado e limpo resgatou toda a vegetação do local e trouxe muito mais verde para a cidade.

O que podemos aprender?

Temos tantos rios e lagos a nossa volta e muitas vezes, com nossas pequenas atitudes, podemos contribuir para um dia transformá-los. Não jogar lixo nos rios e também não ser omisso quando ver algo nesse sentido, é um bom início.

#8 Hamburgo

A cidade se destaca pelo foco em energias renováveis, já que abriga mais de 300 empresas que produzem energia solar, eólica, hidroeletricidade, geotermal e proveniente de biomassa.

O que podemos aprender?

Se as políticas referentes a energias renováveis são de responsabilidade do governo, o uso de algumas ferramentas podem ser de nossa responsabilidade. Que tal pesquisar mais sobre como implantar energia solar na sua casa ou no seu condomínio?

#9 Praga

Voltada ao turismo, Praga atrai também pela arquitetura local. Um dos grandes destaques é o Corte City Green, um conjunto de edifícios que foi construído levando em conta questões de conservação e sustentabilidade. O projeto ganhou a certificação LEED Platinum na República Tcheca, reduzindo drasticamente o consumo de energia. Algumas das medidas que levaram a isso foi a ventilação natural, a redução da vazão de água e coleta de águas pluviais, telhado verde, controle da qualidade do ar interior e utilização de materiais locais e reciclados.

O que podemos aprender?

Construções sustentáveis não são uma grande novidade. Apesar de não possuem muito incentivo nas cidades brasileiras, é possível adotar várias medidas “verdes” se você mora em um condomínio. A coleta de água é uma delas. Pesquise sobre o assunto e proponha em seu condomínio!

#10 Munique

Em termos de geração de energia limpa a cidade é uma das referências mundiais. Até 2025, a cidade planeja ser totalmente abastecida por energia renovável. São vários os projetos em andamento para que isso aconteça, como a instalação de uma usina hidrelétrica no Rio Isar.

O que podemos aprender?

Criatividade é uma das principais características do brasileiro. Usar todo esse potencial para criar novas formas de energia limpa seria uma boa saída. Hoje já existem até geradores de energia eólica construídos de forma caseira. Soluções existem, basta pesquisar e colocar em prática.

Via: Wikihaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.