Jovem com Síndrome de Down vence câncer e ‘vira’ policial de delegacia em Goiás

Desde criança, Lucas Tadeus de Morais, é apaixonado por segurança

Após superar um câncer na virilha, Lucas Tadeu, portador de tem Síndrome de Down, acompanha como voluntário o dia a dia dos policiais da Delegacia do Idoso e do Deficiente em Anápolis, Goiás.

Quem cuida da delegacia é o delegado Manoel Vanderic, que conheceu Morais cerca de 3 anos atrás.  Na época, a mãe do jovem pediu para o delegado tirar uma foto com o filho, que amava a polícia e tinha um grande sonho de entrar para a polícia.

Eles continuaram conversando depois disso, até que o delegado convidou o jovem para ir à delegacia acompanhar a rotina dos policiais.

“Há umas três semanas ela me mandou uma mensagem por meio de uma rede social contando que ele havia acabado de finalizar um tratamento contra o câncer e perguntou se a proposta ainda estava de pé. Eu disse que sim, e ele veio no outro dia”, contou Vanderic.

A presença de Morais transforma o ambiente da delegacia, leve, alegre e empático, o rapaz passa as tardes ajudando nos atendimentos ao público e nas funções administrativas.

“A presença dele é muito positiva. Humanizou muito o ambiente. […] Foi muito além do que eu esperava, não só com o público externo, mas com o interno. As pessoas ficam mais simpáticas, muito mais tranquilas.”

“Ele está sempre rindo. Se vê alguém triste, ele logo sente e tenta ajudar. Toda empresa, todo órgão deveria ter funcionários assim”, disse o delegado.

A mudança também é sentida pelo agente Laudares. “Ele tem um histórico de superação de doença recente. Vendo ele lá, sempre alegre depois de toda dificuldade da vida dele, faz com que a gente reflita. Percebemos que a gente esquece de ser grato”, contou.

A empresária Luce Anne Pereira, 43, mãe do jovem, conta que o fascínio do filho pelos policiais começou quando ele era pequeno. Orgulhosa, ela fica muito feliz em vê-lo trabalhando na área que tanto ama.

“Ele está muito feliz. Na concepção dele, ele acredita que conseguiu ser o policial e eu sou muito grata pela oportunidade que ele está tendo”, afirmou Pereira.

Em abril do ano passado, Morais foi diagnosticado com um câncer na virilha, sendo submetido a uma cirurgia e fazendo um tratamento quimioterápico em Barretos, SP.

“Foi muito difícil, ele sofreu muito, só quem viveu que sabe. Mas o hospital é só amor e isso ajudou muito. Por exemplo, ele foi vestido de Hulk na primeira sessão de quimioterapia e todo mundo entrou no jogo, pediram autógrafo. […] Lucas teve muito isso de dar valor à vida e não força à doença”, completou.

O câncer está em remissão (fim). Empolgada com recuperação do filho, Pereira procurou o delegado e perguntou se Lucas poderia acompanhar o dia a dia da delegacia.

A resposta foi muito positiva, e Morais começou no dia seguinte.

“O Lucas é muito criativo, muito educado, inteligente, isso é dele. Desde quando ele nasceu faz muito sucesso aonde vai. Ainda mais depois de tudo que ele passou, ele merece tudo isso e muito mais, ser muito feliz, fazer o que ele quiser”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.