Pode respirar fundo! Confira quais são os 10 países menos poluídos do mundo

Apenas 12% de todas as pessoas do planeta respiram um ar de boa qualidade, segundo um estudo sobre poluição nas cidades divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Onde estão esses privilegiados? A maioria integra um grupo seleto de apenas dez países onde a concentração de poluentes na atmosfera é menor que o limite padrão considerado seguro para a saúde.

Na líder Islândia, um dos países mais verdes do mundo, a concentração média de partículas de poeira em suspensão é de 9 microgramas por metro cúbico (mg/m³), menos da metade do considerado seguro pela OMS, de até 20 mg/m3.

Com base em dados fornecidos por 91 países, a pesquisa avaliou a concentração nos meios urbanos das chamadas PM10, partículas inaláveis compostas por substâncias como dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, ozônio e chumbo.

A média mundial dessas partículas, liberadas pela queima de combustível fóssil e carvão para energia, é de de 71 mg/m3.

Confira a lista completa: http://cf.datawrapper.de/0UTKI/2/

No Brasil, segundo dados da entidade, a concentração média de poluentes em suspensão no ar é de 40 microgramas por metro cúbico (mg/m³), o dobro do nível considerado seguro.

O cenário fica mais cinzento quando chegamos às nações mais pobres. No Paquistão, a concentração de poeira nociva em suspensão no ar ultrapassa em 14 vezes o considerado seguro pela OMS.

Via: Exame

Imagem destacada: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.