Um médico de 82 anos decidiu ‘suspender’ sua aposentadoria e voltou a trabalhar para ajudar indiretamente no combate ao novo coronavírus
“Ele me disse que queria muito ajudar ao próximo para se sentir vivo“, conta a filha de Visadal Santos, a dentista Carolina Mendes.
O idoso serviu quase seis décadas à medicina. Em novembro do ano passado, em meio a ao diagnóstico de uma insuficiência renal, ele decidiu se aposentar.
No entanto, mesmo com a doença (que o obriga a fazer hemodiálise três vezes por semana), Santos deixou a aposentadoria de maneira precoce para voltar ao seu consultório em Colatina (ES), onde atenderá pacientes gratuitamente a partir deste mês.
O médico alergista e dermatologista já atendeu diversas cidades da região, como São Gabriel da Palha, Pinheiros, Nova Venécia e São Mateus e até Teixeira de Freitas, na Bahia.
Ele notou um aumento na procura por atendimentos sobre alergia, sua especialidade, motivando-o a retornar à sala branca. O objetivo é ajudar pacientes que não têm condição financeira de pagar consulta.
As consultas gratuitas ajudarão a desafogar os hospitais de Colatina, que estão focados em atender pacientes com sintomas da Covid-19.
“Depois que ele adoeceu veio para Colatina e encerrou suas atividades em novembro de 2019. Sabendo da necessidade de médicos, principalmente na área dele de alergia, ele quis voltar e atuar para ajudar. Ele me disse que queria muito voltar a atuar e ajudar ao próximo para se sentir vivo”, contou a filha de Visadal.
Carolina disse também que a família apoia integralmente o médico, apesar da preocupação com o risco de contaminação com a Covid-19. “Ele sempre teve esse amor e dedicação pela profissão. Ele ama o que faz“, afirmou.
Fonte: Razões para acreditar