energia renovável

Por que as energias renováveis se tornaram tão baratas tão rápido? E o que podemos fazer para usar essa oportunidade global de crescimento verde?

Para que o mundo faça a transição para a eletricidade de baixo carbono, a energia dessas fontes precisa ser mais barata do que a eletricidade proveniente de combustíveis fósseis.

Os combustíveis fósseis dominam o fornecimento de energia global porque até muito recentemente, a eletricidade proveniente de combustíveis fósseis era muito mais barata do que a eletricidade proveniente de fontes renováveis. Isso mudou dramaticamente na última década. Na maioria dos lugares do mundo, a energia de novas energias renováveis ​​é agora mais barata do que a energia de novos combustíveis fósseis.

Leia também: Conheça as tendências tecnológicas para 2021

Curvas de Aprendizado

O driver fundamental dessa mudança é que as tecnologias de energia renovável seguem curvas de aprendizado, o que significa que, a cada duplicação da capacidade instalada acumulada, o preço cai na mesma fração. O preço da eletricidade proveniente de fontes de combustível fóssil, entretanto, não segue as curvas de aprendizado, de modo que devemos esperar que a diferença de preço entre os combustíveis fósseis caros e as renováveis ​​baratas se torne ainda maior no futuro.

Leia também: 4 negócios em alta para empreender em 2021

Este é um argumento para grandes investimentos na ampliação de tecnologias renováveis ​​agora. O aumento da capacidade instalada tem a consequência positiva extremamente importante de baixar o preço e, assim, tornar as fontes de energia renováveis ​​mais atrativas, mais cedo. Nos próximos anos, a maior parte da demanda adicional por nova eletricidade virá de países de baixa e média renda; temos a oportunidade agora de garantir que grande parte do novo fornecimento de energia será fornecido por fontes de baixo carbono.

Renewable energy: good for the environment – and good economics - BNP  Paribas CIB
Energia renovavel | foto: BNP Paraíba SIP

A queda dos preços da energia também significam que a renda real das pessoas aumentam. Os investimentos para aumentar a produção de energia com energia elétrica barata de fontes renováveis ​​são, portanto, não apenas uma oportunidade para reduzir as emissões, mas também para alcançar mais crescimento econômico – especialmente para os lugares mais pobres do mundo.

Leia também: Queniano de 9 anos cria máquina de lavar as mãos e recebe prêmio nacional

Texto traduzido e adaptado: Our World in Data

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.